6 dicas para melhorar o relacionamento com os seus pacientes

Manter um bom relacionamento com seus pacientes é importante não só para garantir um atendimento acima das expectativas, mas também o sucesso e continuidade do tratamento nutricional. Por isso, listamos algumas dicas para fazer com que os seus pacientes tenham uma experiência incrível no seu consultório de nutrição.

Ouça com atenção

É essencial ouvir atentamente às insatisfações dos seus pacientes: porque procurou um nutricionista, quais são os seus hábitos alimentares, que expectativas tem com o tratamento... É importante aproveitar esse tempo de comunicação com o paciente, especialmente na primeira consulta, para conhecê-lo melhor, entender suas necessidades e dificuldades e fortalecer a confiança na relação nutricionista-paciente. Lembre-se: ao entrar no seu consultório, cada paciente traz uma história de sucessos e fracassos e com certeza vai querer compartilhar essas experiências com você.

Seja humano e empático

A palavra humanização tem sido cada vez mais utilizada na área da saúde. Nesse sentido, é importante sempre se colocar no lugar do paciente para criar um espaço de confiança que melhore o relacionamento entre o profissional e a pessoa que está sendo tratada. Seja empático e se coloque no lugar do outro, sendo sensível aos seus problemas. Ou seja, quando estiver realizando o atendimento nutricional de um paciente, escute-o. Traga seu paciente para perto, para juntos realizarem as mudanças necessárias no seu comportamento e hábitos alimentares.

Organize a marcação de consultas

A marcação da consulta será provavelmente o primeiro contato que o paciente terá com o seu consultório de nutrição. E como a primeira impressão é a que fica, prepare a sua equipe (ou você mesmo, se for o caso) para ser sempre objetiva e eficiente nesse momento. Ouvir o paciente com atenção, dar todas as informações necessárias e responder às suas dúvidas é fundamental.

Seja claro nas suas orientações

Seja o mais claro possível durante toda a consulta, sobretudo na hora de explicar e passar o plano alimentar ao paciente. Também fique atento e evite termos específicos da área, pois apesar de alguns pacientes estarem habituados, para outros pode ser a primeira vez em um consultório de nutrição. Não deixe seus pacientes terminarem a consulta com nenhuma dúvida, afinal você não quer que uma falha na comunicação interfira nos resultados dos seus pacientes, certo? Entregar ou enviar ao paciente todas as recomendações dadas em consulta para que ele tenha acesso sempre que quiser seria ideal. Melhor ainda seria se ele tivesse uma forma de entrar em contato diretamente com você (através de um canal profissional, claro) para tirar dúvidas.

Mantenha um bom relacionamento

É muito importante se colocar à disposição dos seus pacientes e mostrar que eles podem contar com você para além do seu consultório de nutrição. Mostre aos seus pacientes que você se importa com eles. Pequenos gestos como mandar uma mensagem na data do aniversário, enviar receitas para eles experimentarem ou perguntar como está sendo a adaptação a dieta, são algumas formas de manter seu paciente motivado e à vontade para falar com você sobre qualquer dúvida ou dificuldade.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ajudar e muito a fortalecer seu relacionamento com os pacientes. tornar as suas consultas mais eficientes, estar em contato direto e acompanhar em tempo real a evolução do seu paciente. É um investimento que será um grande diferencial para o seu consultório e que, com certeza, irá fidelizar seus pacientes.