5 dicas de marketing para seu consultório de nutrição

Se você ainda está começando ou se já tem um consultório de nutrição estabelecido, é sempre importante pensar em como conseguir novos pacientes. Para ter um consultório de sucesso, além de muito trabalho e dedicação, é preciso também manter uma estratégia de divulgação dos seus serviços como nutricionista, de modo a atrair público e fidelizar seus primeiros ou novos pacientes. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como divulgar seus serviços de forma eficiente e fazer seu consultório se destacar!

Antes de mais nada, consulte seu código de ética

Antes de começar a divulgar, é imprescindível consultar o código de ética do conselho que regulamenta a sua profissão. É importante ficar atento às normas e condutas recomendadas pela instituição, em respeito a seus colegas de profissão e pacientes. Conhecendo bem o código de ética, você evita propagandas indevidas e, consequentemente, uma punição pelo conselho.

Esteja presente online

Se você ainda não começou, agora é o momento de iniciar seu trabalho de divulgação online, afinal os pacientes buscam cada vez mais por recomendações na internet. Atualmente, se fazer presente no meio digital é essencial para que você seja encontrado por pacientes. Portanto, tenha um site confiável, que seja de fácil navegação e tenha todos os seus contatos e informações. É interessante também que o site seja responsivo, para ser acessado de aparelhos móveis, como tablets e smartphones. Como hoje em dia apenas ter um bom site não é suficiente, uma técnica de marketing que pode ser usada para melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca é o SEO – Search Engine Optimization, ou traduzindo, otimização de mecanismos de busca. O SEO é fundamental para que seu consultório ou clínica figure sempre entre os primeiros resultados de busca orgânica, ou seja, sem necessidade de investimento financeiro.

Escolha pelo menos uma rede social

Estar presente nas mídias sociais hoje é obrigatório! É uma maneira fácil e efetiva de ficar mais próximo dos seus pacientes. Seja qual for a rede escolhida, crie uma página institucional do seu consultório ou clínica de nutrição e alimente com conteúdo interessante. O ideal é atualizar essas mídias com frequência e com temáticas relacionadas ao interesse do seu público e a sua especialidade, como dicas, receitas e motivações para levar uma vida saudável. Estar presente nessas mídias vai permitir uma maior proximidade entre o consultório e seus pacientes. No entanto, de nada adianta ter redes sociais, site e blog se você não tiver conteúdo atualizado e atrativo para oferecer a seus pacientes. Com esses conteúdos, algumas palavras-chave e pouco investimento, as pessoas começarão a te seguir mais e se lembrarão de você.

Construa uma marca forte

Ter uma marca confiável, forte, que seja lembrada e reconhecida é o maior desejo de uma empresa em qualquer setor. Como seus serviços tratam com a percepção e confiança dos pacientes em relação ao seu consultório de nutrição e à sua marca, é importante tentar superar suas expectativas, investindo em um bom atendimento em todos os momentos de contato e por todos os funcionários do consultório. Por isso, sempre se dedique a manter um bom relacionamento e boa comunicação com seus pacientes. Além disso, você deve zelar e divulgar sua marca, aplicando-a em papelaria, cartão de visitas, receita, fachada do consultório, site, redes sociais, entre outros. Se você ainda não tem uma logomarca e identidade visual, uma boa opção é procurar um designer ou uma agência de comunicação visual que pode fazer esse serviço para você.

Invista em um bom atendimento e relacionamento

Manter um bom relacionamento com os seus pacientes é o que fará com que eles lembrem de você e do seu atendimento sempre que necessitarem ou quando forem indicar um nutricionista a alguém. Um lembrete por mensagem antes da consulta ou entrar em contato algum tempo depois da consulta para saber se o paciente teve alguma dúvida ou se está seguindo as recomendações, são ações que podem superar e fortalecer a expectativa e confiança em seu consultório de nutrição. Outra ação simples para manter o relacionamento é cadastrar os e-mails dos seus pacientes e enviar, por exemplo, newsletters informativas, cartão de aniversário, dicas, entre outros. Ao ter um relacionamento diferenciado com seu paciente, ele terá uma experiência melhor e irá recomendá-lo para mais pessoas.